Resenha #57 - Uma Pitada de Amor, Katie Fforde



Olá, galera! Como vocês estão? Espero que bem :) Como já deu para perceber, minha resenha desse vez será sobre o livro Uma Pitada de Amor, da Katie Fforde. Ele é um chick-lit que me encantou pela capa, que é super fofa, e pelo qual fui atraída mais ainda quando li a sinopse. Já comentei por aqui que li bem poucos livros desse gênero, portanto ainda estou começando a me aventurar com os chick-lits, mas posso dizer que estou amando a experiência. Vamos à história!


Quando Zoe Harper conquista uma cobiçada vaga em um reality show de culinária, ela mal pode esperar para pôr suas habilidades à prova. Sua principal motivação é o prêmio em dinheiro: um valor que certamente a ajudaria a abrir sua tão sonhada delicatéssen.
No entanto, ela logo percebe que a competição vai muito além da cozinha. Cher, outra concorrente, está disposta a tudo para ganhar, incluindo jogar seu charme para cima dos jurados. E as coisas se complicam ainda mais quando Zoe percebe que está se apaixonando por um deles: o incrivelmente sexy Gideon Irving. Com tudo o que está em risco, os dois têm muito a perder caso se envolvam, algo que parece cada vez mais inevitável.
De repente, Zoe percebe que há mais em jogo do que apenas canapés, cupcakes e técnicas de corte. Uma pitada de amor é um livro engraçado e doce na medida certa.

A história nos é contada pelo ponto de vista de Zoe Harper, uma ótima cozinheira que alimenta o sonho de ter a própria delicatéssen. Graças à insistência de seus pais e de sua melhor amiga, Jenny, ela resolve concorrer a uma vaga em uma competição culinária. Agora, depois de já ter conseguido ser aprovada no processo seletivo, Zoe está prestes a conhecer os outros participantes. Ela chega cedo a Somerby House, que é aonde a competição será filmada para depois ser televisionada, e por isso sai para dar uma caminhada até que tudo esteja pronto na casa. E é assim que ela acaba conhecendo Gideon Irving, um dos jurados do concurso. O carro dele cai em uma vala e é Zoe que o ajuda a colocar o veículo em movimento novamente. Ela logo o acha um homem muito bonito e inquestionavelmente sexy, mas ela rapidamente também percebe que ele é um dos jurados e, portanto, está fora de seu alcance.


Zoe acaba se tornando amiga dos donos de Somerby, Fennella e Rupert. Ela os ajuda a arrumar a recepção para a competição quando percebe que eles não darão conta sozinhos, devido a alguns imprevistos, e então eles ficam mais próximos. Zoe está sempre disposta a ajudas as pessoas, e é o que acontece durante o tempo em que ela fica por ali. Essa solidariedade, seu talento para a cozinha e sua beleza simples acabam atraindo Gideon, e os dois começam a ter o que podemos chamar de um caso – totalmente proibido, aliás. Mas ele não lhe dá vantagem na competição, de forma alguma.

Quero ressaltar esse prazer em ajudar que Zoe tem. Ela está sempre pronta para dar uma mão a quem quer que seja. Se a boleira não vai conseguir entregar o bolo do casamento porque teve que cuidar do filho, Zoe resolve tudo fazendo uma criação com um monte de cupcakes que por pouco não se torna o centro da festa. Se Fenella e Rupert precisam de alguém para ficar na casa enquanto a moça está no hospital em trabalho de parto, Zoe se prontifica imediatamente, mesmo que ela devesse aproveitar o tempo para treinar para o desafio final.

Ela é uma pessoa extraordinária, sempre disposta a ver o bem, mas nem Zoe consegue engolir sua companheira de quarto em Somerby, Cher, que parece mais uma modelo e que está ali pela fama que conseguirá depois de o programa ter ido ao ar. A loira alta apronta de tudo para boicotar as chances de seus rivais, e não mede palavras venenosas para baixar a auto estima de quem estiver por perto – a não ser com os jurados, esses ela paquera.

A trama se desenrola com base nesses aspectos básicos. Os competidores acabam se tornando bem unidos ao longo da competição, com exceção de Cher, obviamente. Achei interessantes os vários pratos que são descritos ao longo do livro, sobre a maioria deles eu nunca nem ao menos tinha ouvido falar. Alguns me deram até vontade de experimentar fazer para ver como ficava, mas não sou tão fã de cozinha assim – pelo menos, não ainda. Quanto à Zoe, ela está sempre incerta sobre seu relacionamento com Gideon, afinal, eles só se veem as escondidas e ele por vezes parece distante demais. Mas eu acho que eles formam um casal bastante fofo, isso sim. Me diverti horrores com esses dois.

Alguém de vocês já leu essa história, gente? Me deixem saber nos comentários. Beijos!

Comentários

  1. Eu até tirei um print da capa desse livro quando a editora anunciou o lançamento! É mesmo um amor :)
    Eu, ao contrário de você, Fê, amo cozinha. Até quero fazer um curso de culinário ou até mesmo gastronomia. Sou muito a fim de aprender mais do que já sei, e livros com receitas e cozinha me atraem. Já estou com Uma Pitada de Amor na minha listinha para a Black Friday (hehe). Gostei de ler sua resenha e saber que você gostou do livro.
    E ah! Leia mais chick-lits! são lindos, lindos <3
    beijos!
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é parecida com a minha irmã, ela também quer fazer gastronomia e ama inventar coisas novas na cozinha, haha. Vou tentar ler mais, sim! Minhas experiências com eles até agora têm sido muito boas :)
      Beijos

      Excluir
  2. Ai Fê, amei a resenha! E o livro, então?! O que posso querer além de algo que é/possui duas das minhas coisas favoritas no mundo inteiro: livros e comida? Hahaha. Também senti que tem um toque de Bake Off Brasil ali na obra, que por sinal, eu adorava assistir.
    Parece ser um chick-lit muito fofo, na verdade, um livro inteiro fofo, com uma protagonista fofa e bolos fofos (<3). f
    Fiquei super a fim de lê-lo agora :) Já estou procurando aqui para baixar, rs.
    Beijos,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Rê! Ele é muitíssimo fofo, mesmo, eu me apaixonei pela história. Sim, comida e livros, duas das minhas maiores paixões, haha.
      Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Comente! Vou amar saber o que você achou do post ou do blog, e sugestões para melhorias também são bem-vindas!

Postagens mais visitadas