Wattpad - Um vício mais ou menos controlado


Já comentei por aqui que comecei a usar o Wattpad um tempinho atrás, uns dois meses na verdade. Eu já tinha ouvido falar sobre ele mas nunca tinha me dado ao trabalho de entrar no site e dar uma fuçada por lá. E ainda bem que finalmente fiz isso! Achei várias histórias super bacanas, consegui terminar um livro em inglês pela primeira vez - eu sempre abandonava e lia a história em português mesmo - e conheci escritoras cheias de talento.

Para quem não conhece, o Wattpad é um site em que é possível publicar as histórias que você escreve para leitura livre. Algumas autoras escrevem o livro inteiro, postando capítulo por capítulo no site, e depois o retiram de lá (ou deixam alguns capítulos para degustação) e o colocam à venda na Amazon, geralmente por um preço bem bacana. Outras preferem deixar o livro completo por lá mesmo, acessível para qualquer um que esteja cadastrado no site. 

Infelizmente, não consigo ler um texto que não tenha um mínimo de revisão, então alguns livros eu não passei nem do primeiro capítulo. Mas, felizmente, encontrei alguns que me encantaram e que eu gostaria de compartilhar com vocês. Quando comecei a usar o site, iniciei dois livros no mesmo dia, ambos brasileiros. O primeiro deles se chama Mundos Opostos e é escrito pela Shirlei Ramos. A história é super fofa e trata bastante da questão da família e sobre superação. Ela já está quase chegando ao fim, então quem quiser ler precisa correr um pouquinho, haha. A outra se chama O Garoto do Quarto ao Lado, da Tati Machado. Ela demora um pouco mais para adicionar novos capítulos, mas a espera vale a pena. Lembrando que autores também são seres humanos e têm uma vida que engloba muito mais do que escrever histórias. Eu já falei um pouco sobre elas no Além das Resenhas... de setembro, mas vou colocar as sinopses aqui de novo.



Melissa é filha de uma retirante nordestina.
Rafael é filho do dono da segunda maior rede de hotéis do Brasil.
Melissa suspendeu sua vida por dois anos para cuidar da mãe, que veio a falecer devido a um câncer.
Rafael abandonou a vida de luxos para correr atrás do seu sonho e abrir seu estúdio de tatuagem.
Melissa precisa lidar com os sintomas de depressão e redescobrir seu talento musical.
Rafael não está conseguindo lidar com o autoritarismo do pai, que não aceita o caminho escolhido pelo filho. Um encontro inesperado. O choque entre dois mundos completamente opostos.


Catherine tem 17 anos e acabou de terminar o ensino médio. Filha de uma família tradicionalmente inglesa, adora livros e música, e passa boa parte do seu tempo livre na sua cama, explorando lugares através das palavras. Essa é a única forma que conhece outros lugares, já que odeia aviões. Suas férias parecem que serão as mesmas, até que seus pais recebem uma ligação de seu irmão adotivo, que morou toda a vida em Londres e mal a conhece, dizendo que está voltando para casa. Cath não espera pelo encontro iminente com esse garoto de que se lembra tão pouco e que aparenta mais ser um sonho... Mas tudo muda com a chegada de Matthew. O menino emburrado que ela recordava desapareceu e deu lugar a um garoto extremamente atraente, mas que parece não suportar nem ao menos olhar para ela.
Como Cath poderá lidar com um estranho para si, dentro da própria casa? Porque Matt resolveu voltar depois de tanto tempo? O que será que pode acontecer nesse convívio tão estranho?

Além desses, acabei de ler um que já foi totalmente postado, chamado Um Casamento Adorável, escrito pela Renata Varela, do blog Who's That Girl?. Achei a história super bacana e a escrita dela é bem gostosa e fluída.

Uma divertida história de época sobre um casal nada provável, que se vê entre o amor e o ódio, na Londres dos anos 1800's.



Agora vou mostrar para vocês a história que me conquistou ao ponto de me fazer terminar de lê-la mesmo sendo em inglês. Para falar a verdade, meu problema com os livros em inglês se dava ao fato de eu estar lendo uma obra física na língua estrangeira e ter que ficar procurando o significado das palavras que eu não sabia em um dicionario ou pelo Google Tradutor mesmo (que geralmente funciona bem com termos únicos, diferente do que acontece quando alguém tenta traduzir várias sentenças inteiras - simplesmente não dá certo!), o que me cansava e irritava de uma forma que não tinha jeito, e eu acabava largando a leitura. Entretanto, como o Wattpad é on line, pude muito bem ler o livro e pesquisar os termos que precisava no Google mesmo, e voilà, terminei a história. Ela se chama One Night Stand with Billionaire e foi escrita pela Mad_Lady.

You know those kind of stories where you go to the holiday, meet some guy and have a one night stand? Well, I am not that kind of girl. I did have a night stand, but not on holiday, nor for fun. But to save my baby brother's life.
Kaley was like any other 18' years girl, well almost like that. She has no parents and an only 5 years old brother to look after. But when her brother get very sick and they pay a visit to hospital, they found out he has leukemia. She's alone and has no money, so in order to save her brother, she took a step that changed her life forever. She had a one night stand with Blake, the rich 26 years old billionaire.


A autora já está postando os capítulos do segundo livro, que se chama Ex-Wife of a Billionaire



Voltando às histórias em português mesmo, também li uma outra já postada por completo, chamada Como Suportar Oliver Darcy, que deve ter uma continuação, apesar de a autora, Letícia Dantas, não ter dado nenhuma previsão de lançamento/início. O que me chamou atenção no livro foi a capa, uma imagem de Oliver e Felicity, da série de televisão Arrow, que eu acompanho assiduamente. E, claro, o fato de ter Darcy no nome fisga qualquer leitora que goste de Jane Austen.

Julia Fischer conseguiu o tão sonhado estágio da Dacy Media Group, uma das maiores empresas de arquitetura do país. Faltando apenas dez meses para adquirir seu diploma em Administração, ela está mais focada do que nunca no trabalho. Porém, seria mais fácil se não tivesse Oliver Darcy como chefe - um homem que assumiu há pouco tempo o cargo do pai e não mede esforços para infernizar a vida de Julia. Aos poucos, ela percebe que mais difícil do que suportar o chefe é lutar para não se apaixonar por ele.

O final do livro foi meio súbito e ficou um pouco solto da trama, mas tenho fé de que a autora fará um bom trabalho no segundo livro, já que ela mesma disse que não ficou muito satisfeita com o fim do volume um.




O último livro que quero mostrar para vocês é intitulado Romance em East Valley e escrito pela Daisy Monteiro. Ele ainda está em andamento e eu ainda não cheguei ao ponto em que a autora está, mas estou curtindo bastante a história. Ah, e eu gosto muito dessa capa.




Emily, desde tenra idade, percebeu que a vida não seria fácil. Após perder seus pais num acidente, se viu com apenas seu irmão no mundo. Anos depois, com esforço, ela consegue uma bolsa para estudar na cidade de East Valley. Ela então vai morar com Nicholas, melhor amigo do seu irmão. Tudo corria bem, até ela começar a descobrir uma nova variedade de sentimentos que ela não pode dar outro nome se não amor. Dividida entre a lealdade que deve e uma paixão, o que escolher?
Venha emocionar-se com uma história de amor e drama. Emily, Nicholas e James aguardam ansiosos para serem desvendados.




E vocês, lêem alguma história no Wattpad ou tem vontade de ler? Porque preciso admitir que para mim já se tornou praticamente um vício, não teve jeito. Mas estou dando uma segurada porque preciso estudar para a faculdade. O meu perfil é esse aqui, se alguém quiser dar uma olhada, mas já aviso que não tem muita coisa, só os livros que estão na minha lista de leitura. Estou usando a rede social mais ou menos da forma que uso o Orangotag e o Filmow, só para eu saber o que estou lendo e onde parei, mas se alguém quiser me adicionar, sinta-se à vontade, assim dou uma olhada no que vocês estão lendo. Quem sabe acho mais histórias que me interessem por meio de vocês?

Até mais, gente!

Comentários

  1. Gente, que susto! Que bom que eu (ainda) me recuso a usar o Wattpad, pois, por um momento, pensei que a dona desse post fosse a Renata do futuro.
    Eu sou uma pessoa que ama ler (dã, obrigada Senhora Óbvia) e leio QUALQUER coisa, desde que a escrita seja (bem) decente, haha. Pensa só na louca das fanfictions, e nem fala então das interativas, que daí eu já estou perguntando "onde" e "tem nova"? Também odeio encontrar coisas sem revisão, se tem alguma coisa que me deixa furiosa é letras faltando e incongruência.
    Gostei das suas indicações, mas nem li muito sobre os livros para não cair na tentação, hahaha.
    Beijos,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muita tentação mesmo, Rê. Então, tem alguns livros que tem uma escrita que incomoda um pouco pela falta de revisão. Quando é só um pouco não me importo muito, mas tem alguns que tem vários erros de vocabulário, de congruência e de coesão, aí complica um pouco. Mas também, a pessoa está fazendo a história porque gosta e não está recebendo nada por isso, então ela meio que faz o que quiser e quem se interessar vai lá ler.
      Haha, também sou assim, às vezes evito ler a sinopse pra não ficar com vontade de ler a história :)
      Beijos, moça

      Excluir
  2. Oi Fernanda, tudo bem? Acredita que eu nunca li nada no wattpad? Acho que é porque eu vejo muitas poucas pessoas falando sobre isso, mas agora que você indicou tantos livros fiquei curiosa! Acho que deve ser uma ótima oportunidade de encontrar muitos escritores talentosos e que poucos conhecem. Fiquei super curiosa com o livro O garoto do quarto ao lado, já quero conferir a história! Amei as dicas, bjs!

    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Débora :) O Wattpad é muito bom pra encontrar escritores novos mesmo! Enquanto a gente está procurando achamos vários com os quais a gente não se identifica muito, mas quando encontramos um que nos fisga, é maravilhoso!
      Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Comente! Vou amar saber o que você achou do post ou do blog, e sugestões para melhorias também são bem-vindas!

Postagens mais visitadas